27 de fevereiro de 2018

Como funciona a cirurgia de correção do grau?

A cirurgia refrativa, comumente chamada cirurgia de correção do grau, consiste em moldar a córnea do paciente com o “excimer laser” com o intuito de corrigir o erro refrativo, quais sejam, miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.

Para a formação de uma visão nítida, a luz deve passar através de meios transparentes do olho, principalmente através de duas lentes naturais convergentes – córnea e cristalino – e ser focada na retina. Caso exista alguma alteração na forma do olho, a luz não será focada na retina, consequentemente a visão perde a nitidez; esse é o erro que a cirurgia refrativa pretende corrigir.

Existem dois principais tipos de cirurgia a laser: o PRK, que consiste na retirada do epitélio para a exposição do estroma (parte central da córnea) e realização da cirurgia; e o LASIK, no qual é feito um retalho ou “flap” corneano, que é levantado para se expor o estroma, onde será aplicado o laser, levando a uma recuperação rápida e indolor.

Para a cirurgia refrativa, faz-se necessária uma avaliação prévia. Isso quer dizer que nem toda pessoa poderá fazer cirurgia. No pré-operatório, o oftalmologista irá avaliar se a pessoa tem uma córnea normal, boa espessura e curvatura. Irá avaliar também o limite de correção do grau com o laser, que não é rígido, mas geralmente é de 10 graus para miopia e 4 para hipermetropia e astigmatismo. Outro requisito importante para realização da cirurgia é ter idade superior a 20 anos e apresentar o grau estabilizado. Para as pessoas que têm um grau maior, existem outros tipos de cirurgias, como as lentes fácicas e a cirurgia facorrefrativa, que também necessitam de uma avaliação prévia.

Apesar de ser uma cirurgia muito segura, a cirurgia refrativa não é isenta de riscos. Por isso, antes de indicar o procedimento, o médico deve fazer um exame completo do olho do paciente, dando ênfase à córnea, onde a cirurgia será realizada, com equipamentos modernos que ajudam a selecionar os bons candidatos à cirurgia, minimizando assim os riscos.

Com todos esses cuidados, a cirurgia refrativa se torna um ótimo procedimento para aquelas pessoas que querem deixar de usar óculos ou mesmo diminuir o grau, proporcionando ao paciente uma melhor visão e qualidade de vida.

 

Carlos Eduardo Nunes Lima

CRM-PB: CRM 6763
Especialidade: Oftalmologista


Warning: Use of undefined constant wp_footer - assumed 'wp_footer' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /www/wwwroot/univisaojp.com.br/site/wp-content/themes/univisao/footer.php on line 38